Não é só uma PCH, são TRÊS PCH’s que se pretende no rio Itabapoana

São duas novas PCH’S a serem construídas, e a reativação da Usina Mangaravite em Bom Jesus do Norte



“PCH Bom Jesus” e ‘PCH Saltinho do Itabapoana”

Em dezembro de 2013 a prefeitura e uma empresa de consultoria ambiental promoveram um evento obscuro, denominado como “REUNIÃO PÚBLICA”, ocasião em que se ANUNCIOU e apresentou o projeto de construção de duas novas PCH’s em nossa região serrana, “Saltinho do Itabapoana” em Calheiros, e “PCH Bom Jesus” nas proximidades da estrada da Serra dos Quebrados.

O evento que deveria ser uma CONSULTA PÚBLICA, não teve nenhuma divulgação, a câmara de vereadores sequer foi oficiada, eu fiquei sabendo através do alerta dado na época pelo hoje coordenador de indústria e comércio, Sandro Reis, com a reunião agendada para o dia 11 de dezembro de 2013, e com início previsto para as 14:00 h.



O obscurantismo desta reunião pública foi tamanho, que uma profissional da empresa Sigma Consultoria já sabia a meu respeito, e que eu poderia comparecer na reunião questionando os projetos, muito provavelmente alertada pelo governo municipal, o evento tinha início previsto as 14:00 h e a reunião sendo realizada as 18:00 h. 

O governo municipal foi representado pelo então secretário de Industria, Comércio, Turismo e Cultura, apoiando explicitamente um projeto que elimina uma das maiores potencialidades turísticas bom-jesuense, a Cachoeira da Fumaça em Calheiros.



O que emperra (ou emperrava) a execução do projeto

Em setembro de 2014 ocorreu uma reunião sobre as novas PCH’s em horário após o expediente da prefeitura, nela estavam a prefeita, o presidente da câmara, um executivo da empreiteira que executará (ou executaria) os projetos das duas usinas, o advogado pessoal da prefeita, um dos procuradores efetivos da prefeitura e mais dois assessores de governo.

Uma das pessoas que participaram desta reunião me detalhou boa parte do que foi discutido, como por exemplo a pressão que estava sendo feita neste procurador para ele exarar um parecer jurídico favorável para o município autorizar a construção das usinas, ocorre que as áreas escolhidas são APP’s, protegidas por lei federal e o procurador se negou a dar parecer favorável, por isso que o projeto não mais avançou.

O rio Itabapoana não suporta nenhuma intervenção

Em março de 2015 eu tive a oportunidade de conhecer o diretor do departamento ambiental de uma das quatro usinas instaladas em nossa região serrana, e ele se mostrou surpreendido com a informação que dei a ele sobre a construção de duas novas PCH’s, ele rebateu que o Itabapoana levaria no mínimo vinte anos de intenso trabalho de recuperação ambiental para suportar mais UMA PCH, quanto mais DUAS.

Ainda na conversa que tive com o diretor do departamento ambiental de uma das quatro usinas, ele ponderou que as três que foram construídas a partir de 1999 não cumpriram sequer com 30% do cronograma de recuperação ambiental, como reflorestamento de encostas, mata nativa e ciliar, muito por conta da omissão ambiental do poder executivo durante este mesmo período.

Outro prejuízo, este financeiro, que Bom Jesus do Itabapoana sofreu com a construção dessas usinas, se encontra na PCH de Calheiros, a qual a Shahin Engenharia até hoje não pagou o ISS gerado na obra, corrigidos, hoje temos a receber mais de CINCO MILHÕES que não podemos mais ter perspectiva de receber.



A terceira PCH – Usina Mangaravite

Em maio de 2016 um amigo me informou que foi contratado por uma empresa “japonesa”, que comprou toda área e antiga infraestrutura da antiga usina de Bom Jesus do Norte, inclusive tudo já foi limpo, capinado e agora conta com vigia, ninguém mais tem acesso a cachoeira da Mangaravite desde então.

Segundo informações que obtive, a empresa não seria japonesa e sim chinesa, que utilizará um sistema de turbina compacta, que será capaz de gerar 10.000 kwt de energia, com a barragem da antiga usina sendo reativada, podendo comprometer ainda mais o volume do rio Itabapoana no perímetro urbano.



A luta de todo bom-jesuense

Toda sociedade deve se manifestar contrária a construção de duas novas PCH’s, podemos no máximo admitir a reativação da Usina Mangaravite, que por estar com grande parte da estrutura pronta, não haveria impacto ambiental por não haver a necessidade de corte de terras e encostas e muito menos possibilidade de desmatar áreas.

Justamente no momento em que Bom Jesus do Itabapoana foi inserido de maneira louvável no Mapa do Turismo da TurisRio, integrando a região ÁGUAS DO NOROESTE, não podemos jamais admitir que se elimine uma de nossas joias naturais de enorme potencial turístico, que é a Cachoeira da Fumaça.


Para tanto, temos em nosso favor do Plano Diretor Municipal de BJI (Aqui) que prevê a preservação e conservação das cachoeiras da região serrana, incluindo a instalação do Parque interestadual da Cachoeira da Fumaça, para lutarmos na defesa de nosso patrimônio natural.


Comentários