São José do Calçado | Vereadores obstruem sem argumentos projeto de indiscutível interesse público

Proposta de regulamentação fundiária está no legislativo desde janeiro, e somente em março os vereadores decidiram “analisar” os pontos supostamente polêmicos do projeto



Se o projeto já estaria no Poder Legislativo desde janeiro de 2017, porque os vereadores não se preocuparam em aprofundar o debate sobre a proposta desde então? Assim quando chegasse no início das sessões ordinárias houvesse entendimento e aprimoramento naquilo que venha a ser discutível, trata-se de uma questão de comprometimento com o interesse coletivo.

A reportagem sobre tema que veicula no portal Aqui Notícias tem um texto comprometedor sobre a postura dos vereadores, pois apesar da matéria citar a existência de “alguns pontos polêmicos”, que inclusive havia sido questionado por moradores de alguns loteamentos, de concreto mesmo, ponderados foram somente dois pontos que poderiam ter sido discutidos na votação do projeto (Clique aqui e leia a matéria do Aqui Notícias).

Os pontos questionáveis que foram abordados na reportagem mencionam por parte de um vereador que os distritos de São José do Calçado também deveriam ser inseridos no projeto de regularização fundiária, e outro abordado por uma vereadora diz respeito a proposta da avaliação da regularização seja realizada pela Secretaria de Assistência Social e Habitação, em vez da Secretaria de Obras como prevê o projeto.



Sobre a inclusão dos imóveis dos distritos no projeto de regularização fundiária, o mesmo poderia ter sido observado através de emenda ao texto da matéria, sem que se tenha a necessidade de obstruir o projeto.

Sobre a segunda proposta de modificação do texto original, é questionável a sugestão da vereadora se cabe a secretaria de assistência social executar um serviço inerente a fiscalização de posturas, que sempre está vinculada a secretaria de obras, que conta com engenheiros e arquitetos para realizar a devida avaliação imobiliária, secretaria de assistência social tem como único objetivo a garantia de direitos a população desfavorecida, ou a secretaria de assistência social de São José do Calçado conta com um corpo técnico de engenheiros e arquitetos para tal avaliação? É a secretaria de assistência social que regulamenta, fiscaliza e autoriza a construção imobiliária em São José do Calçado?

Outro ponto discutível se dá no fato do projeto ter sido enviado a Comissão de Constituição e Justiça somente depois de submetido a plenária, onde deveria ter sido tramitado inversamente, primeiro a comissão permanente de Constituição e Justiça emite o parecer, para depois ser submetido a discussão e votação na plenária.


Este projeto de regularização fundiária de São José do Calçado é de extrema importância não só para os proprietários dos imóveis, assim como também para o aquecimento do mercado local, onde com a regularização será possível obter financiamentos para transações e obras de construção e reforma, hoje impossibilitado até do município participar do programa Minha Casa Minha Vida, e os nobres vereadores ainda não se atentaram na importância indiscutível deste projeto que adormece no berço da incapacidade legislativa.

Comentários