O Legado degradante na Praça Gov. Portela versão Branca Motta

Se falarem de um local onde se encontra bebidas, mulheres de programa, tráfico de entorpecentes e carteado de baralho, você logo vai imaginar uma casa noturna localizada as margens de alguma rodovia fora do perímetro urbano de BJI, mas nesta publicação abordarei um local onde acontece todo acima apontado, durante o dia e no centro da cidade


A nova Praça Governador Portela foi equipada com diversos itens e mobiliários para em tese, oferecer o melhor ambiente possível para os bom-jesuenses, que apesar de escandalizados com a roubalheira promovida na obra de reforma, eles tentaram frequentar nossa praça central em busca de descontração e socialização, como deve ser o objetivo de qualquer praça.

Ocorre que o governo passado em dois mandatos conseguiu deixar o município em tamanho estado de abandono, que podemos observar duas praças Governador Portela no mesmo cenário e endereço, fruto da total ausência de ordenamento urbano e social do Poder Público que afligiu Bom Jesus do Itabapoana na última década.

O resultado deste abandono se concretiza nas imagens que temos nesta reportagem, onde a luz do dia, em uma quinta-feira (02/02) temos registros de uma mulher se aproveitando da excessiva embriaguez de um indivíduo para lhe subtrair algo em seu bolso traseiro, temos dois rapazes em movimentação mais do que suspeita de tráfico de entorpecentes, um outro muito-embriagado desmaiado no jardim da praça, e muita jogatina de baralho, que apesar de se aparentar ser inocente diversão, o amigo que registrou essas imagens me disse ter testemunhado movimentação de dinheiro nas mesas de jogo.

Ainda temos o inconveniente com pessoas que não frequentam este local, mas que de passagem são abordadas pelos frequentadores da área, como os homens que se embriagam em busca de diversão com mulheres de programa que acabam confundindo quem são as mulheres a serem abordadas para diversão, e também temos homens que são abordados por outros homens pedindo dinheiro para alimentar o etilismo sob sol senegalês da Gov. Portela.

No vídeo abaixo temos uma sequência de imagens degradantes que compõe o cenário da praça central de Bom Jesus do Itabapoana, cenário este que nos apresenta um sintoma indiscutível do abandono público a qual o município foi submetido:



A solução para este e outros problemas semelhantes já foi anunciado pelo prefeito Roberto Tatu, com a criação da Secretaria Municipal de Ordem Pública com a Guarda Civil Municipal, espera-se que cenas como as veiculadas nesta publicação sejam retiradas de nosso cotidiano.

A criação da Secretaria Municipal de Ordem Pública depende de aprovação do Legislativo, e demandará tempo para ser plenamente estruturada, diante disso, o governo municipal poderia pensar em algumas medidas podem mudar este cenário de submundo a luz do dia.


Uma dessas medidas é manter as mesas e cadeiras guardadas durante todo o dia, assim como os ombrelones fechados, liberando esses móveis somente no final da tarde, como ocorre no outro lado da praça, onde quem se responsabiliza pelos móveis e ombrelones é a administração do Chopin, diferente do lado da esbórnia onde são os funcionários da prefeitura que trabalham na zeladoria da praça.

Ainda há reclamações sobre a presença de ratos na calçada em frente ao local abordado, que podem ser abrigados nos antigos imóveis existentes naquele trecho, além de possível condições impróprias de higiene em determinados estabelecimentos comerciais, se fazendo pertinente a presença da vigilância sanitária para inspecionar o local.

Não se trata de criminalizar quem frequenta o local polemizado nesta publicação, todos têm o direito de se divertirem e ganhar a vida como bem entenderem, mas desde que se respeite regras básicas de postura pública, e principalmente que não se avance no direito alheio e que não proporcione a desordem pública, a situação como se encontra já passou do insustentável.

Comentários

  1. Parabens pela materia,dizem que as noticias tem dois sentidos,esta "jogatina" descrevido pelo seu amigo e' na verdade as vezes e' para pagar despesa nas lanchonete,organizacao de torneios ou compra de baralho,etc...,as cadeiras e mesas ao lado do chopin sao propriedade do comercio utilizado a tarde pelo pessoal que freguetam a praca,e ficamos agradecidos pelo uso lazer de bisca ou jogo de buraco que nunca fomos proibidos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário