Vale das Palmeiras se transforma a revelia do Poder Público

Impressiona como um bairro inteiro se forma e cresce sem que o poder executivo sequer acompanhe de perto que está acontecendo, de toda estrutura do bairro, a prefeitura realizou somente parte da drenagem pluvial de uma rua, todo o resto foi realizado pelos moradores



O calçamento e a instalação da rede elétrica foram providenciados pelos moradores assim como o abastecimento de água, a única intervenção da prefeitura somente ocorreu por força de decisão judicial, e mesmo assim executando uma obra pra lá de questionável.


Mesmo com os moradores tendo custeado e providenciado a pavimentação de algumas vias do bairro, ainda temos pelo menos três ruas sem calçamento e com residências em construção, sendo certo que trata-se de mais um problema a ser sanado pelo próximo governo, pois deste não se espera mais nada, a não ser a chegada do dia 31 de dezembro próximo.

A obra do momento que está sendo executada por particulares, gera certa preocupação com moradores das casas que ficam na parte baixa do bairro, onde passa um canal de um córrego e da água desce na parte alta do bairro, conforme podemos observar nas imagens, temos uma grande fenda ou grota no alto da parte de cima do bairro que é ponto de descida de grande volume de água nas fortes chuvas.


A obra de drenagem que está sendo preparada para escoar a enxurrada da grota do alto, não comportará o volume de água podendo ocasionar em graves transtornos para diversos moradores que residem próximo a passagem do canal onde tentará ser a via de drenagem da água que vem de cima.

Nas imagens que registram o fato relatado acima, podemos constatar que tanto a manilha que será utilizada na drenagem, como o canal escavado no curso da água, são pequenos e insuficientes para dar conta de uma tempestade de verão como teremos em breve, incorrendo no risco até mesmo das residências que estão sendo erguidas no entorno do vale onde percorre o canal de drenagem.


Ainda há tempo para rever esta obra e estudar melhor se esta seria mesmo a estrutura adequada para a demanda que se espera, se também não já passou da hora de se promover um trabalho de recuperação do solo e de reflorestamento da encosta onde se encontra a grota que canaliza a enxurrada do alto do morro.


Finalizando, o último registro realizado na visita ao Vale das Palmeiras foi desta caixa d’agua com capacidade para 10.000 litros, que está em local que aparenta ser propenso a deslizamento, com ela cheia e desabando do alto da encosta algumas casas embaixo poderão ter consequências desagradáveis.

Em tempo: Mesmo com toda infraestrutura do referido bairro ter sido executada e custeada por iniciativa dos moradores do bairro, a prefeitura cobra rigorosamente em dia com as taxas de iluminação pública e IPTU.

Comentários