Serviço de urgência e emergência precisa ser reformulado com EXTREMA URGÊNCIA

Todos os cidadãos bom-jesuenses estão vulneráveis as deficiências do atendimento emergencial do PU, na tarde de quinta-feira (10/11) tive a agonizante oportunidade de testemunhar o quanto dependemos da sorte em determinados momentos da vida



Estava na banca de jornal da praça Governador Portela conversando com alguns amigos, faltavam 15 minutos para as 14:00 horas quando um jovem de Bom Jesus do Norte que estava próximo a mim e meus amigos, caiu no chão em uma crise convulsiva que aparentava ser por epilepsia, ele ao cair bateu com a cabeça no suporte do banco da praça abrindo ferimento com o consequente sangramento.

Todos que estavam na praça próximo ao Pau Ferro se aproximaram do jovem que se debatia no chão, sem que ninguém soubesse onde recorrer em busca de socorro, o fato de todas as pessoas estarem com telefones celulares pré-pagos, impossibilita fazer uma chamada ao PU que somente tem telefone fixo convencional, com ligação tarifada, restou então tentar acionar o Sandú pelo 193.

O 193 quando chamado de Bom Jesus do Itabapoana tem o atendimento da central de Itaperuna, que devido ao inaceitável número de trotes que ocorrem, a atendente teve que fazer uma série de perguntas ao amigo que estava buscando socorro para o cidadão caído, e mesmo assim o atendimento não garantiu que alguma coisa seria feita.

Por sorte passava no local a profissional de serviço de enfermagem Núbia Lopes, que prontamente parou para tentar socorrer o paciente em crise convulsiva, e mais sorte ainda ele teve que logo a seguir passava na via em frente a praça uma ambulância da UBS da Usina Santa Maria, em que eu mesmo sinalizei ao motorista que prontamente parou o veículo para o atendimento.

Como o motorista da ambulância-do-acaso estava só, ele pediu a Núbia para acompanha-lo até o PU para concluir o atendimento do jovem de Bom Jesus do Norte, que segundo informações recebida, ele se recuperou da crise convulsiva, e passava bem.

A agonia deste jovem de Bom Jesus do Norte durou eternos quinze minutos, em muitos casos cinco minutos podem ser fatal, e ele somente não teve atendimento em tempo hábil por não termos um canal de comunicação gratuito para qualquer tipo de telefone, salientando que no momento do ocorrido, a equipe de socorristas do PU estava totalmente disponível para atendimento.

Cabe ressaltar que temos uma equipe de excelentes profissionais entre os socorristas e médicos plantonistas no PU, no entanto, a mesma é reduzida por demais, completamente desequipada, alertando que não temos UTI Móvel, sendo que precisaríamos de duas assim como não temos um canal de comunicação gratuito e ao alcance de todos, fazendo com que toda sociedade fique vulnerável a um revés maior que poderia ser evitado.

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