Acervo Top Mak | A fraude cronológica que arromba com os cofres públicos

Ponto nevrálgico dos desvios no esquema Top Mak, a medição dos veículos e máquinas da empresa que COMPLEMENTAM o serviço executado pela prefeitura, aponta como os contribuintes bom-jesuenses pagam dobrado por um serviço que é feito pela metade, bastando percorrermos qualquer canto da cidade para se constatar a inexistência do serviço que nos esfaqueia em 380 mil todos os meses desde março de 2012



Nesta publicação temos uma análise abordando o campo dos boletins de medição da Top Mak que se refere ao fornecimento de veículos pesados e máquinas pela empresa, com muita clareza explicarei a todos como funciona as engrenagens deste esquema que superfatura as horas trabalhadas por esses veículos e máquinas, que diga-se de passagem, não pertencem a empresa, e sim a terceiros.

A Top Mak fornece ao serviço de manutenção de vias públicas e áreas verdes, coleta de lixo e limpeza urbana, um caminhão tanque, um caminhão caçamba, dois caminhões compactadores, um trator de esteira que trabalha exclusivamente no lixão em Santa Isabel, uma retroescavadeira, um trator carregadeira e dois caminhões compactadores, esses últimos por diversas vezes polemizados e protestados neste blog, mas temos outros escândalos neste grupo.

Para se chegar aos valores pagos mensalmente pela prefeitura a empresa, o valor do aluguel dessas máquinas e veículos é estipulados pelas horas trabalhadas pelos mesmos, e é aí que vamos abordar o quão escandaloso é este contrato, e como fica evidente que as horas trabalhadas por determinados veículos somente é possível se agregarmos os veículos da prefeitura.

Trator de esteiras - Valor pago todos os meses - R$ 12.800,00

Este trator de esteiras é fornecido pela Top Mak para trabalhar no lixão de Santa Isabel, e segundo consta o boletim de medição nesta matéria, o mesmo trabalha em média por mês 160 horas, levando em consideração que o mesmo trabalha todos os dias de segunda a sábado, ele trabalharia uma média de 7 horas todos os seis dias da semana, só que não é bem assim.

Este trator não trabalha todos os dias, e o mesmo não pertence a Top Mak, ele pertence a um conhecido empresário bom-jesuense que aluga este trator de esteiras para a Top Mak por R$ 2.500,00, para a Top Mak alugar para a prefeitura por R$ 12.800,00, um escândalo se considerarmos que os custos de combustíveis e do operador não alcançaria R$ 4.000,00 que somados aos R$ 2.500,00 chegaríamos a R$ 6.500,00. 

A prefeitura poderia poderia alugar este equipamento diretamente com o proprietário de Bom Jesus do Itabapoana que economizaria quase a metade do valor pago mensalmente a Top Mak.

Trator carregadeira e retroescavadeira - Valor pago todos os meses - RJ 18.720,00

Segundo conta nos boletins de medição, as duas máquinas trabalham em média 4,5 horas por dia durante seis, dos sete dias da semana, fato jamais ocorrido, haja visto que as atividades dessas máquinas se devem na maioria das vezes no trabalho de remoção de entulhos, e como todos sabem o que mais tem espalhado pela cidade, em todos os cantos, são entulhos, e mesmo assim testemunhamos diariamente as mesmas máquinas da prefeitura executando o serviço.

Se o trator carregadeira e a retroescavadeira da Top Mak trabalhassem de fato conforme consta no boletins, e junto com as máquinas da prefeitura, nossa cidade estaria um brinco, sem dúvidas que iria faltar entulho para remover para essas máquinas trabalharem tanto.

Caminhão basculante - Valor pago todos os meses - R$ 34.528,00

Este é o item mais escandaloso de todo boletim de medição da Top Mak, inclusive supera e muito o disparate dos caminhões compactadores, se observarmos que um único caminhão trabalha 416 horas/mês, e considerando que o mesmo trabalha seis dias por semana, ele teria que trabalhar DEZESSETE HORAS POR DIA, de segunda a sábado, um escárnio com os contribuintes.

Além do caminhão basculante fornecido pela Top Mak, a prefeitura ainda fornece outros quatro caminhões basculantes, e sem dúvidas que dentro dessas 17 horas trabalhas por dia se incluem pelo menos mais dois caminhões da prefeitura, confirmando que pagamos duas vezes por esses veículos da prefeitura que executam o referido serviço público.

Caminhões compactadores - Valor pago todos os meses - RJ 49.504,00

Segundo os boletins de medições da Top Mak, cada um dos dois caminhões compactadores trabalham todos os dias, de segunda a sábado, em média 8,5 horas, sendo que por diversas vezes já denunciei que somente um dos dois caminhões trabalham efetivamente todos os dias, inclusive já abordei que um deles de tanto tempo que ficou parado em frente ao POsto 2000, que chegou a crescer um matagal entre as rodas do mesmo.

O valor que já torramos com os alugueis desses dois caminhões compactadores desde março de 2012, seriam mais do que suficiente para adquirirmos seis caminhões, incluindo o custo de motorista, manutenção e combustível, em vez dessas valores escorchantes repassados a empresa Top Mak.


Não há discurso de crise que resista aos pagamentos efetuados pela prefeitura a empresa Top Mak, no mínimo 70% dos recursos próprios do município estão sendo sugados neste contrato todos os meses desde março de 2012, tanto é que não se vê o governo noticiando realizações ou grandes aquisições com tal receita, bastando recordarmos que nos carnês de IPTU o governo ilustra com diversas fotos de obras realizadas com recursos do Estado ou da União, e nunca com os recursos municipais.

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