Parque Ecológico Antônio Araújo Leite | Desafios que dependem de vontade política para serem superados

Existem muitos problemas a serem sanados para ativar o Parque Ecológico, porém todos eles são plenamente executáveis e vai depender somente de vontade política do próximo governo para colocarmos em prática este grande projeto turístico e ambiental


O próximo governo poderá estabelecer uma gestão tripartite envolvendo o poder executivo, o IFF Campus Bom Jesus e a iniciativa privada associativa, para assim viabilizarmos este que seria primeiro PROJETO TURÍSTICO SUSTENTÁVEL bom-jesuense, com a possibilidade de recebermos turistas em qualquer época do ano independente de qualquer evento cultural.

Os investimentos a serem realizados se dividem em diversas frentes, como melhorar a manutenção das estradas vicinais de acesso ao parque, providenciar uma sinalização que facilite o acesso dos turistas de fora, estruturar as dependências da sede do parque, providenciar sinal de internet, contratar pessoal de apoio para o funcionamento do parque e planejar uma ampla divulgação quando o mesmo estiver em condições de receber turistas, seja para simples visitação ou para acampamento.



No dia 04 de novembro de 2014 o governo municipal recebeu da concessionária CEMIG o termo de doação definitiva do Parque Ecológico ao município e na ocasião noticiou-se com euforia os próximos passos para sua ativação, no entanto o governo está em seus derradeiros momentos de 2016 sem que nada tenha sido executado, não houve nenhum avanço daquilo que foi festejado.



O primeiro passo a ser dado pelo próximo governo será a regulamentação legal da reserva ambiental para exploração científica e acadêmica, para no próximo passo estruturar a mesma para a exploração turística, com disponibilização de área para acampamento, pesca esportiva, esportes náuticos e radicais, além visitação turística.

Ainda há de se manifestar sobre os danos ao meio ambiente que ocorrem na reserva pela mesma estar completamente abandonada, haja visto que até novembro de 2014 havia uma empresa terceirizada pela CEMIG que mantinha oito vigias se revezando em plantões e que foram dispensados assim que o município assumiu a responsabilidade da reserva ambiental, hoje temos a ação de pescadores e caçadores clandestinos que acampam no parque, deixando o rastro de poluição e depredação ambiental.


Tudo que se faz necessário para ativar o Parque Ecológico Antônio Araújo Leite está ao alcance do poder público municipal, para tanto, basta somente vontade política de fazer acontecer este grandioso projeto turístico e ambiental de Bom Jesus do Itabapoana.
______________________________________________


Assista também o curta documentário no vídeo abaixo: 
Parque Ecológico Antônio Araújo Leite | É do município, está em Rosal, quase ninguém conhece, e está abandonado

Comentários

  1. É Frederico, se a Sociedade não tomar conhecimento e puxar pra si o Grito de Socorro, nada vai acontecer. Como diz o ditado: Cada Povo tem o Governo que merece

    ResponderExcluir

Postar um comentário