Questões da grande obra - A sede a empresa contratada

Mantendo o padrão das suspeições, prefeitura contrata mais uma empresa sem uma sede condizendo com uma grande empreiteira



Existe um fenômeno muito curioso que diferencia o mercado da inciativa privada, e os negócios públicos. Enquanto na inciativa privada uma construtora para alavancar um financiamento para qualquer empreendimento imobiliário, os itens de exigências listados pelos credores se voltam diretamente para o volume do patrimônio da empresa postulante. 



Já nos grandes negócios fechados entre prefeituras do interior com empresas da construção civil, os editais de licitação são extremamente complexos em suas exigências, mas contemplam empresas que sequer possuem sede própria. 
Foi assim com a Sero, Angemar e Top Mak. E a Construtora Deiferson que faturou a licitação do saneamento do bairro Lia Márcia não foge desta regra.


O primeiro sinal de improvisação observado foi o endereço de e-mail informado na placa da empresa no canteiro de obras, o endereço cdeiferson@yahoo.com.br demonstra que esta empresa sequer providenciou um domínio próprio para uma conta de “webmail”, se esta empresa fosse minimamente organizada em seu departamento de marketing, eles teriam um e-mail padrão como por exemplo administração@deiferson.com.br, como ocorre em diversas empresas de grande porte.


E verificando as imagens do endereço que consta como sede da empresa, podemos atestar que temos um terreno semi-baldio, com um galpão ainda em contrução, ou seja, a empresa vencedora do certame para a realização de uma complexa obra de saneamento no valor de R$ 9.600.000,00 sequer tem um galpão. 


Fiquei muito curioso em me informar quantas obras desse porte esta empresa já realizou desde a sua fundação, pois se levarmos em consideração que esta empresa foi fundada em 2006 e somente agora no final de 2013 ela começa a construir seu galpão, é sinal que seu histórico deve se resumir em pequenas obras, ou que seus diretores são muito ruins de gestão.



Um dos principais indícios de esquemas de corrupção em contratos de prestação de serviços entre prefeituras e pequenas cidades, são justamente essas empresas sem sede condizente com a reealidade do mercado sempre vencerem licitações de serviços de grande complexidad                                                 

Comentários