O "boom" do blues britânico
__________________________________________________________________________
Muitos tiveram contato com a música
através da mania do skiffle na segunda parte da década de 1950,
particularmente pelas canções de Leadbelly,
interpretadas por artistas como Lonnie Donegan. Como o skiffle começou a perder popularidade
no final dessa década e o rock and roll britânico começou a dominar as paradas,
vários músicos foram do skiffle para o blues.[2] Entre
esses estava o guitarrista e tocador de gaita Cyril Davies,
que fez cuidou do London Skiffle Club (Clube de Skiffle de Londres), que tinha sede na casa pública
Roundhouse em Londres,
e o também guitarrista Alexis Korner.
Ambos trabalharam para o líder de bandas de jazz Chris Barber,
tocando no segmento R&B que ele introduziu para o espetáculo. O clube servia como um ponto de
encontro para os atos do skiffle britânico e Barber era responsável por trazer
músicos americanos de folk e blues, os quais eram muitos melhor pagos e mais
conhecidos na Europa do que em sua terra natal. O primeiro grande artista foi Big Bill Broonzy, que visitou a Inglaterra na
metade da década de 1950, mas que mais do que o seu Chicago blues elétrico,
tocava um folk blues ajustando-se às expectativas do blues
americano como um forma de música folk. Em 1957,
Davies e Korner decidiram que o seu interesse central era o blues e fecharam o
clube de skiffle, reabrindo-o um mês depois como The
London Blues and Barrelhouse Club (O Clube de Blues e Bar de Londres) Nesse momento, o blues britânico era
tocado imitando o Delta blues e o
country, fazendo parte da segunda onda emergente do folk britânico.
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________
Criticado
ao mudar esse estilo, Muddy Waters, que visitou o país em 1958,
inicialmente chocou as audiências britânicas ao tocar um blues elétrico com
amplificadores; porém, brevemente já estava tocando para multidões estáticas e
em delírio. Davies e Korner,
tendo já se separado de Barber, agora tocavam um blues elétrico amplificado que
se tornou modelo para o sub-gênero; eles formaram a banda Blues
Incorporated
A Blues
Incorporated tornou-se algo como uma casa aberta para músicos de blues no final
dos anos 50 e no início da próxima década. Muitos artistas fizeram parte da
banda ou participaram de sessões, tais como Mick Jagger, Charlie Watts e Brian Jones (que
depois seriam dos Rolling Stones), Jack Bruce e Ginger Baker (fundadores
da Cream), Graham Bond e Long John Baldry. A
casa rotineira de apresentações do grupo era o Marquee Club e
daí que veio o nome para o primeiro álbum de blues britânico , R&B from
the Marquee, lançado pela Decca. O modelo de blues elétrico serviu de
base para várias bandas, como The Rolling Stones, The Animals e The Yardbirds. O auge desse primeiro movimento de blues veio com John Mayall, que se mudou paraLondres no início dos anos 1960 e depois
formou os Bluesbreakers,
cujos membros incluíram Jack Bruce, Aynsley Dunbar e Mick Taylor Particularmente
significativo foi o álbum de 1966
Blues Breakers with Eric Clapton,
considerado uma das gravações seminais do blues britânico.
________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________
O disco foi notável pela sua direção e
ritmo e por um som distorcido vindo da guitarra Gibson Les Paul de
Clapton e de um amplificador Marshall,
os quais se tornaram algo como uma combinação clássica para os guitarrista de
blues britânico (e depois também para os de rock). Ele também fez clara a supremacia da
guitarra, vista como uma característica que distinguia o sub-gênero. Peter Green começou
o que é chamada de "segunda grande época do blues britânico" Green substituiu Clapton nos
Bluesbreakers; Clapton havia saído para formar o Cream. Em 1967,
depois de uma gravação com os Bluesbreakers, Green, com Mick
Fleetwood e John McVie, também da banda,
formaram a Fleetwood Mac. Um
fator chave no desenvolvimento da popularidade e da música pelo Reino Unido e
pela Europa no começo da década de 1960 foi o sucesso das turnês do American Folk
Blues Festival, organizadas pelos produtores alemães Horst
Lippmann e Fritz Rau.
Comentários
Postar um comentário