Descontrole de zoonoses


Desde segunda feira (29-01-13) que a secretaria municipal de saúde não tem disponível a vacina anti-rábica humana, segundo informações de servidores dessa secretaria o motivo da falta da referida vacina se deve a dois fatores; o primeiro é que Bom Jesus do Itabapoana atende a diversas cidades do Espírito Santo e os distritos de Santo Eduardo e Santa Maria de Campos (Alô D. Rosinha!) mas que o setor responsável pelo gerenciamento dessas e outras vacinas está articulando com a prefeitura de Itaperuna um lote com quinze doses pata atender às emergências que vieram a ocorrer até o dia em que chegar o novo lote para Bom Jesus do Itabapoana, que tem previsão de receber essas vacinas entre os dias 04 e 08 de fevereiro próximo. Fica a pergunta, se Bom Jesus do Itabapoana atende aos distritos de Santo Eduardo e Santa Maria de Campos a prefeitura não deveria providenciar um incremento de doses junto à prefeitura de Campos? Itaperuna já está sobrecarregada por demais para atender demandas da bilionária prefeitura de Campos dos Goytacazes.

Clique na imagem para ampliar


Outro ponto determinante para a escassez dessas doses está no considerável aumento da população canina nas ruas e a total inercia de nosso centro de controle de zoonoses que simplesmente inexiste nesse governo, pelo menos na prática. Prova disso é que por conta do total descaso do poder público com esse tema é que foi criado a APAN (Associação Protetora dos Animais do Noroeste) que está lutando bravamente para se estabelecer e exercer sua nobre missão de tratar e providenciar abrigo para esses cães abandonados nas ruas de Bom Jesus. Todos tem um pouco a CONTRIBUIR, pense muito bem antes de adotar um cão se realmente esse cão será cuidado e abrigado em seus lares. Na Barra do Pirapetinga sem passa carros deixando cães adultos abandonados nesse lugarejo, e acredito que isso deve ocorrer em muitos outros pontos do município.


Estamos precisando de doações de ração, remédios como doxfin, doxclina, sulfato ferroso, pomada cicatrizante, antibióticos e anti inflamatórios, ataduras, compressa gaze etc. Quem puder doar é só ligar:22 9839 3080 ou 9924 8717.
O número correto é conta 12.462-2, agência 0178, operação. 013. Não se preocupe com quantia, qualquer ajuda é bem vinda. Obrigada

Abrace essa iniciativa!



Ajude a APAN, acesse o site e veja como



Comentários