Negligência e desorganização na final do campeonato de BJI

Hoje não se realizou por completo a grande final do campeonato municipal de futebol entre os times de Santa Isabel e o Rio Branco do bairro Santa Terezinha. O que de inicio aparentava ter tudo para ser aquela tarde especial para quem aprecia o bom futebol com o Estádio General Fernando Lopes da Costa com grande público presente, acabou em frustração ao mesmo grande público presente por conta da negligência e desorganização do poder público nas esferas municipal e estadual, além é claro a administração do Olympico Futebol Clube.
ANTES DO JOGO O ALERTA
O SEGUNDO TUMULTO
 NADA DE GRAVE OCORREU, MAS FICA O ALERTA QUE PODE OCORRER UMA TRAGÉDIA EM OUTRA OCASIÃO, BASTA VER AS IMAGENS
O TERCEIRO TUMULTO

Logo quando cheguei ao estádio, de imediato percebi o posicionamento das três viaturas de polícia bem na entrada do único portão de acesso do estádio, comprometendo a passagem do público com o agravante de ter ainda diversas bicicletas e motocicletas estacionadas nesse trecho que é o acesso do único bar do clube, errou inicialmente o clube em não disponibilizar o portão que dá acesso a parte social do clube que ficou com aquele espaço enorme ocioso podendo as viaturas da polícia ficar ali, e ao permitir que diversas motocicletas estacionassem em local de passagem do público. 
Errou também o clube em disponibilizar somente um bar na quadra de esportes do estádio, o que tornou o tráfego de pessoas intenso e permitiu que vários ambulantes se instalassem em locais destinados somente à passagem do clube, poderia haver um segundo bar em baixo da arquibancada principal, pois antes em jogos de grande público era assim que funcionava, evitando a grande movimentação de torcedores durante praticamente toda a partida, além do incomodo do torcedor que estiver na arquibancada ter que se deslocar até a quadra de esportes para consumir no único bar do clube.

Outros dois pontos que também observei reporta sobre a polícia militar e o poder executivo municipal, o primeiro ponto observado foi que as duas torcidas ficaram na mesma arquibancada separadas apenas por uma grade de ferro, não havia nenhum policial na arquibancada, o ideal seria ter uns quatro policiais, dois em cada lado da grade de ferro, a observação mais grave constatada foi o claro descumprimento do estatuto do torcedor pelo fato do poder público municipal não ter disponibilizado ao menos uma ambulância com uma equipe de emergência médica, pelo público presente seria necessárias duas ambulâncias com uma equipe reforçada. 
O resultado dessas observações é que a partida não foi concluída, tendo que ser suspensa por conta das brigas entre as torcidas, e é bom destacar que a primeira briga que desencadeou a desordem no estádio se iniciou justamente na arquibancada onde estava as duas torcidas mencionadas no parágrafo anterior. Em conversa com meu amigo e radialista Jaílton da Penha, este me informou duas curiosidades históricas acerca do campeonato municipal de futebol, a primeira curiosidade é que desde 1989 somente em 2001 não houve campeonato, e a segunda curiosidade é que desde 1989 a única edição em que o jogo final não foi até o final foi em 2012, o mesmo Jaílton concluiu que em anos anteriores houveram finais com público superior a esse e não houve nenhum problema como esse.
Essa partida tinha um apelo que deveria alertar as autoridades de segurança, pois essa foi a quarta final de campeonato seguida entre esses dois times com as três finais anteriores vencidas pelo time de Santa Isabel, esse fato criou uma enorme rivalidade entre essas duas torcidas, é óbvio que qualquer planejamento sério para essa partida levaria isso em conta.
Graças a Deus não houve piores consequências, a única ocorrência que presenciei foi o jogador Cristiano Motta do Rio Branco ter sido atingido por algum objeto arremessado da arquibancada, no mais fica o alerta e a constatação do quanto negligente e desorganizado é o poder público em nossa cidade. Um evento desse porte requer um planejamento especial, com uma reunião entre os representantes dos times, da secretaria de esportes, a de saúde junto com a polícia militar e a diretoria do clube. Em tempos em que acompanhamos na imprensa nacional as rígidas normas do estatuto do torcedor no que tange a capacidade de público dos estádios, é simplesmente inaceitável que a secretaria municipal de esportes promova um evento sem o menor controle do público presente no estádio, realizar o evento com entrada franca sim, concordo, o que não concordo é o descontrole e a irresponsabilidade com cidadão. 
Seria o caso do responsável pelo evento realizar a distribuição de ingressos antecipados respeitando os limites do estádio previamente avaliado pelo corpo de bombeiros, mas será que a secretaria de esportes juntamente com a direção do clube procuraram os bombeiros? Duvido!
Ainda no primeiro tempo, eu filmando a partida fui abordado pelo secretário de esportes Bill Carlos Manhães, e esse logo na chegada me "saudou" me intitulando como "o   sistemático opositor do governo" e me perguntou o que eu estava achando da final e respondi que o jogo estava bom e a festa estava bonita, mas ele não satisfeito com minha resposta me provocou me questionando "se não havia nenhuma crítica minha a respeito, pois segundo ele por mais que o governo faça, eu nunca fico satisfeito", e de imediato perguntei a ele onde estava a ambulância e a equipe de emergência, e ele me respondeu que foi uma falha (na verdade NEGLIGÊNCIA) do setor responsável, perguntei a a ele se a secretaria esportes enviou o requerimento para tal setor e o mesmo afirmou que sim, tranquilamente conforme vocês podem ouvir nesse pequeno vídeo abaixo.
É muito ingrata a postura do secretário com minha pessoa pelo fato deste me taxar de "opositor sistemático", logo ele que talvez seja a pessoa do governo com mais acesso a mim, sendo que eu jamais havia publicado uma linha sequer a respeito de sua pasta, e logo assim que assumiu a pasta de esportes, eu fui o único a convida-lo para uma entrevista na Rádio Transvale FM ocasião na qual levantei a questão do socorro médico e segurança nos jogos. 
As vezes eu fico intrigado com determinado comportamento do secretário Bill Carlos, ele é somente secretário de esportes mas se comporta como se fosse o porta voz do governo no enfrentamento a oposição, é ele por exemplo quem liga para o programa do SINDSERV para questionar a gestão do sindicato, sendo que quem deveria ligar para o sindicato é o secretário de administração e não o de esportes, na audiência do orçamento participativo na câmara não havia nenhum representante oficial do poder executivo, mas o secretário de esportes estava lá, não para reivindicar emendas para os projetos de sua pasta e sim para defender o governo. 

QUANDO O SR. BILL CARLOS ANUNCIOU O FIM DA PARTIDA, PERGUNTEI AO SECRETÁRIO SOBRE A POSSIBILIDADE DA REALIZAÇÃO DE UM NOVO JOGO, O MESMO DISSE QUE FALARIA QUE FALARIA A SEGUIR, MAS EU NÃO PERCEBI CASO ELE TENHA FALADO, BUSQUEI ESSA INFORMAÇÃO COM UM MEMBRO DA DIRETORIA DO RIO BRANCO, E ESTE ME INFORMOU QUE NA QUARTA ELES TOMARÃO UMA DECISÃO, QUE PODE SER A DIVISÃO DO PRÊMIO EM DINHEIRO E TALVEZ UM SORTEIO PARA O TROFÉU E O TÍTULO

Esse "Arauto do sistema" no ano passado se comportava como um autêntico enfrentador oposicionista implacável, ele ligava pra rádio no programa da prefeita e descia a lenha com pressão, de uma hora pra outra sem que houvesse mudança alguma no quadro administrativo meu camarada Bill se tornou secretário de esportes, mas ele já me me explicou essa história a seu modo.

Forte abraço caro Bill!



Comentários

  1. É impressionante, as pessoas cobram que seja feita algo para o lazer do povo, quando é feito algumas pessoas vão para estes eventos somente para criar tumulto.
    Meus parabéns Frederico pela cobertura.

    ResponderExcluir

Postar um comentário