Grave acidente na tarde de sábado


Ocorreu nesta tarde de sábado (08-12) um grave acidente automobilístico na Rua Gonçalves da Silva na altura do número 55, entre o bairro Santa Rosa e o Centro. Aparentemente o veículo seguia na Rua Gonçalves da Silva sentido Centro, quando supostamente o condutor perdeu o controle do veículo indo de encontro com o portão da garagem de uma residência. A pesar da colisão não aparentar ter sido violenta, o estado em que ficou o condutor deixou todos os presentes extremamente preocupados devido a enorme perda de sangue. Ainda não temos um boletim oficial da equipe médica que o atenderam no hospital, mas os servidores que presenciaram sua entrada no pronto socorro ficaram muito alarmados com a gravidade do quadro. Assim que tiver maiores informações divulgarei em uma próxima publicação.
O meu testemunho

Eram quase 16:00h quando eu seguia com destino à Barra do PIrapetinga, quando parei no bairro Santa Rosa logo depois da ponte para comprar cigarros encontrei com um amigo, e fiquei por uns trinta minutos conversando com ele. Quando entrei no carro para seguir meu curso, recebi um telefonema de uma amiga me convidando para ir a sua casa. Aceitei o convite e manobrei o carro, dei carona a esse amigo em direção ao Centro quando me deparei com o acidente, e que já havia algumas pessoas, sendo que uma dessas estava socorrendo a vítima do acidente, perguntei se precisava de ajuda e ela disse que sim em tom de muita preocupação ela disse que sim, então desci do carro e fui até o veículo em questão, foi quando percebi a gravidade da situação da vítima, de imediato alertei que não deveríamos remover sem o auxilio de um profissional especialista.
Perguntei às pessoas se já haviam chamado a emergência, eles disseram que já esperava pela ambulância já tinha uns quinze minutos, foi quando chegou a polícia militar e que também eu os alertei sobre a grave situação do jovem, e eles sugeriram que eu fosse até o pronto socorro para tentar chamar a ambulância ou levar um enfermeiro ou médico até o local do acidente. Chegando ao PU fui informado que só havia uma ambulância e que esta estava em uma remoção, perguntei sobre a possibilidade de levar um enfermeiro ao local do acidente e eles me informaram não ser possível pelo fato de somente haver um enfermeiro no plantão e que o PU não poderia ficar desguarnecido, enquanto isso o jovem continuava perdendo muito sangue, foi quando os policiais decidiram em socorrer a vítima levando este para o pronto socorro, eu ainda tive tempo de retornar ao local do acidente e aguardar a tardia chegada da ambulância.
Essa ocorrência da tarde de sábado flagrou que os bom–jesuenses estão entregues à própria sorte no quesito urgência e emergência, se faz necessário analisar quais são os critérios mínimos para uma estrutura médica e emergencial adequada para uma cidade com mais de trinta e cinco mil habitantes. Esse caso estava evidente a necessidade desse socorro ter sido prestado por uma UTI Móvel, era nítida a exigência desse jovem ter sido socorrido ainda no local do acidente por uma equipe de especialistas bem aparelhados e não nas condições que testemunhamos nesse sábado.


Comentários