Como todos sabem, está a todo vapor a obra da pavimentação
da estrada que liga Barra do Pirapetinga ao distrito de Pirapetinga de Bom
Jesus. E tem chamado a atenção o nível da obra que está sendo executada, como
dizem por aqui, “coisa de primeiro mundo”, mas não é de primeiro mundo, é coisa
nossa mesmo só que executado na íntegra. E essa execução desse projeto na
íntegra tem nos revelado detalhes que inevitavelmente leva-nos a pergunta; por
que não executa um projeto desses nas demais estradas? A resposta estará
disponível em uma publicação futura, depende ainda de algumas informações e
documentos que tenho que requerer à a Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva
em Itapeurna.
Abaixo segue algumas fotografias do andamento da obra, ela
está dentro do cronograma previsto junto ao Ministério Público, além da
supervisão do IBAMA na execução das obras de prevenção ambiental, inclusive já houve
inclusive uma interdição de um trecho da obra devido a uma detonação irregular
de uma formação rochosa próxima ao rio Pirapeitnga que corre rente à estrada
por um longo trecho. Da maneira como está sendo executada, essa obra não deixa
dúvidas quanto à sua longevidade tamanha os recursos de prevenção de erosão e
de estabilização do solo, sem contar a segurança na quantidade de “guard rail’s”
que somente nesses 8 Km de estrada já conta com o triplo se comparado com os 14
Km entre Barra e Bom Jesus, e ainda irão colocar mais “guard rail’s” nessa
estrada padrão que o povo de Pirapeitnga está prestes a ganhar.
Canteiros de grama nas margens da
rodovia
Em todo o trajeto da rodovia teremos esses canteiros de grama nas duas margens da estrada, os canteiros tem como principal função a contenção da erosão na borda do acostamento da pista, e já atingiu 1/3 do trajeto total da estrada.
A proteção nas encostas
O trabalho realizado nas encostas dessa rodovia é digno de
aplausos devido ao investimento feito na prevenção ambiental dessa estrada, a
técnica utilizada nessa obra é o que há de mais moderna do momento que é a “hidro-semeadura”,
que depois das covas preparadas por profissionais especialistas na técnica de
rapel, o caminhão dispara um jato com calcário, adubo e as sementes, que são
preparadas para uma germinação rápida, o resultado é impressionante e deixa a
certeza que dificilmente essa estrada terá problemas com deslizamento de barreiras
e encostas.
A medida que essa obra for avançando, vou atualizando aqui no blog, e em janeiro de 2013 vamos todos saber quais foram os motivos que levaram o estado a executar uma obra padrão dessas nesse pequeno trecho da zona rural bom-jesuense
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