A estrada da saia justa


Como todos sabem, está a todo vapor a obra da pavimentação da estrada que liga Barra do Pirapetinga ao distrito de Pirapetinga de Bom Jesus. E tem chamado a atenção o nível da obra que está sendo executada, como dizem por aqui, “coisa de primeiro mundo”, mas não é de primeiro mundo, é coisa nossa mesmo só que executado na íntegra. E essa execução desse projeto na íntegra tem nos revelado detalhes que inevitavelmente leva-nos a pergunta; por que não executa um projeto desses nas demais estradas? A resposta estará disponível em uma publicação futura, depende ainda de algumas informações e documentos que tenho que requerer à a Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva em Itapeurna.

Abaixo segue algumas fotografias do andamento da obra, ela está dentro do cronograma previsto junto ao Ministério Público, além da supervisão do IBAMA na execução das obras de prevenção ambiental, inclusive já houve inclusive uma interdição de um trecho da obra devido a uma detonação irregular de uma formação rochosa próxima ao rio Pirapeitnga que corre rente à estrada por um longo trecho. Da maneira como está sendo executada, essa obra não deixa dúvidas quanto à sua longevidade tamanha os recursos de prevenção de erosão e de estabilização do solo, sem contar a segurança na quantidade de “guard rail’s” que somente nesses 8 Km de estrada já conta com o triplo se comparado com os 14 Km entre Barra e Bom Jesus, e ainda irão colocar mais “guard rail’s” nessa estrada padrão que o povo de Pirapeitnga está prestes a ganhar. 

Canteiros de grama nas margens da 
rodovia
Em todo o trajeto da rodovia teremos esses canteiros de grama nas duas margens da estrada, os canteiros tem como principal função a contenção da erosão na borda do acostamento da pista, e já atingiu 1/3 do trajeto total da estrada.

A proteção nas encostas
O trabalho realizado nas encostas dessa rodovia é digno de aplausos devido ao investimento feito na prevenção ambiental dessa estrada, a técnica utilizada nessa obra é o que há de mais moderna do momento que é a “hidro-semeadura”, que depois das covas preparadas por profissionais especialistas na técnica de rapel, o caminhão dispara um jato com calcário, adubo e as sementes, que são preparadas para uma germinação rápida, o resultado é impressionante e deixa a certeza que dificilmente essa estrada terá problemas com deslizamento de barreiras e encostas.

A medida que essa obra for avançando, vou atualizando aqui no blog, e em janeiro de 2013 vamos todos saber quais foram os motivos que levaram o estado a executar uma obra padrão dessas nesse pequeno trecho da zona rural bom-jesuense

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