Os Canarinhos do amanhã


Neste sábado (24-11) pela manhã tive a grata satisfação de visitar o Ordem e Progresso Futebol Clube em Bom Jesus do Norte, e conhecer de perto o projeto esportivo e social que é desenvolvido na “Escolinha do Ordem e Progresso” em que participam aproximadamente cento e cinquenta crianças tanto de Bom Jesus do Norte como de Bom Jesus do Itabapoana com faixa etária dos seis aos treze anos. Esse projeto conta com o apoio de voluntários e é coordenado pelo nosso grande amigo João Carlos Campos Catharina, também popularmente conhecido como “Polaca”, e desde o ano passado o projeto passou  a contar com a parceria do IFF Campus Bom Jesus do Itabapoana em que o mesmo elaborou o novo projeto e que agora conta com o apoio de quatro estudantes voluntários no desenvolvimento do projeto.

Os treinos se iniciam sempre às oito horas e o treinador “Cocota” divide as disputas de acordo com a idade das crianças, e a medida que se encerra os treinos, as crianças vão para o refeitório saborear a sopa que é sempre preparada pelo amigo Aurílio, aposentado do Corpo de Bombeiros e que apoia o projeto como voluntário a dezesseis anos. Um detalhe que chamou a atenção é que antes dos treinos de cada grupo de crianças, eles exercem atividades cívicas e religiosas, em que eles fazem as orações e logo depois todos são perfilados para a execução do hino nacional, prática que era comum nas escolas de Bom Jesus e que hoje não estão mais presentes.
A principal constatação que tive nessa visita foi ver que além da formação de atletas, esse projeto forma cidadãos para nosso futuro, ali as crianças convivem harmoniosamente entre eles e é importante ressaltar que ali tem crianças de todas as faixas sociais e econômicas, todas juntas sem distinção alguma eles desde cedo aprendem em viver em sociedade, como no momento em que é servida a sopa, eles como todos os “boleiros” praticam a tradicional resenha depois dos treinos. E toda essa atividade esportiva, social e educativa tem sempre o acompanhamento dos pais das crianças em que pude observar que muitos desses vão aos sábados acompanhar seus filhos.

O puxão de orelhas do blogueiro

Esse projeto é mantido somente com recursos do próprio Ordem e Progresso FC, oriundos dos bingos, aluguéis do Ginásio Esportivo para festas e eventos, não há nenhum apoio financeiro externo, seja do poder público ou iniciativa privada, exceto o apoio das Organizações Borges. A prefeitura municipal de Bom Jesus do Norte tem o dever de se aproximar desse projeto e oferecer todo o apoio necessário para que este seja mais abrangente ainda, para se ter uma ideia, a prefeitura municipal de Bom Jesus do Itabapoana repassa mensalmente onze salários mínimos ao Olympico Futebol Clube, e este não desenvolve nenhum projeto semelhante a este, lá tem a escolinha do Olympico em parceria com uma empresa privada de agenciadores de atletas.
A iniciativa privada através das Organizações Borges colabora com o projeto, outras empresas também pode colaborar, inclusive com dedução no imposto de renda sobre as doações, e desde já passo a contribuir com esse projeto junto com  as empresas que se interessarem eu disponibilizo espaço publicitário gratuito para os colaboradores dessa nobre causa. Procurem o Polaca e converse com ele sobre como colaborar, muitos filhos de muitos empresários de Bom Jesus se beneficiam desse projeto que pode melhorar muito com a ajuda de todos, e somente faço esse manifesto pela certeza de que tal projeto é conduzido por pessoas sérias, ilibadas e comprometidas com a causa.
GALERIA DE FOTOS
A equipe de voluntários
 Treinador Cocota, ex-atleta do Ordem e Progresso FC
 Aurílio no preparo da sopa
 Os monitores voluntários do IFF, Guilherme, Luel e Bruno. Ainda tem o Eduardo que não pode comparecer neste sábado
Senhor João, o disciplinador da garotada, ele não dá mole...volta e meia dá uma dura nos mais exaltados, mas é totalmente do bem.
Jussara, coordena as atividades cívicas e religiosas
Marlene, oferece suporte na disciplina das crianças, e auxilia na distribuição da refeição.
João Carlos Campos Catharina, nosso querido "Polaca" tem minha irrestrita admiração pela sua dedicação e perseverança em levar adiante esse lindo projeto. deixo aqui em público os meus sinceros cumprimentos e agradecimento por ter me dado a oportunidade em divulgar esse projeto maravilhoso
 Sandro de Oliveira Zanon, ou Sandrinho, Sapo e Zanon. Grande craque formado nas divisões de base do OPFC e que em 1985, ele com aproximadamente quatorze anos foi fisgado por um olheiro do Flamengo Futebol e Regatas e lá trilhou uma notável carreira até 1993. E hoje tive a grata surpresa em encontra-lo no momento em que ele levava seu pequeno Bernardo para se ambientar com a casa que é de seu pai.
Estádio Carlos Firmo
Segundo informações do amigo Polaca, está em andamento uma parceria entre governo municipal e o Ordem e Progresso para o restabelecimento da iluminação do estádio para jogos noturnos

A HISTÓRIAS, AS GLÓRIAS E CONQUISTAS DO MAIS QUERIDO











Comentários