O preço que pagamos

A madrugada de terça para quarta-feira foi marcada pelo inicio da temporada dos temporais de verão mesmo estando ainda na primavera, e a tempestade caiu em Bom Jesus por volta das 2:30 h. E esse temporal deixou sua marca, ou melhor, "Dona Natureza" apresentou uma pequena fração da dívida que temos com ela em nos proporcionar em algumas horas de chuva alguns dias de transtorno até o próximo temporal. E a causa desse lamaçal que se inicia no Bairro Santa Rosa passando pelo centro e se proliferando pelos demais bairros está no alto dos morros e encostas do perímetro urbano que estão completamente desmatados, e se não houver um planejamento ambiental para essa situação a tendencia é se agravar a cada chuva de verão que vier.


Percorrendo pela cidade pude constatar que todos são atingidos pelo lamaçal, então é obvio atestar que a questão do reflorestamento urbano é de inequívoco interesse coletivo, abaixo vou listar algumas consequências causadas pelo descaso com o meio ambiente, a ocupação desordenada do solo e do desmatamento que tornou rotina essas inundações de lama em nossa cidade, bastando lembrar que no dia 07 de janeiro de 2012 ocorreu uma tempestade com a mesma intensidade que esta que proporcionou um lamaçal idêntico a esse, pergunte ao governo se ele tentou tomar alguma medida preventiva depois do dia sete de janeiro passado?


O lamaçal despejado pela D. Natureza em nossa cidade, acarretou em algumas consequências como a própria sujeira nas ruas, depois de seca, a poeira se estabelece em toda cidade provocando os mais variados problemas respiratórios, atingindo principalmente crianças de baixa idade, é de se indignar ver nossas crianças que mal nasceram já estão pagando o preço por aquilo que elas não fizeram, é justo isso? E geralmente quem provoca essas situações são os próprios pais dessas crianças. Além dessas citações, temos também os reflexos em nossa embraçada trafegabilidade de nosso trânsito caótico que ficou mais caótico ainda com interdição da Av. Gov. Roberto Silveira na altura da UNIMED causando um verdadeiro nó na cidade, outro problema que observei em diversos pontos da cidade é a quantidade de lama que escorre pelos nossos bueiros que levam diretamente ao Rio Itabapoana contribuindo decisivamente para o assoreamento do rio.


 Em breve farei um mapeamento dos morros e encostas de nossa parte urbana do município e propor um debate sobre a criação de parques florestais urbanos para que com o tempo esse lamaçal seja contido. A única saída pra esse problema está no reflorestamento e na criação de parques ecológicos urbanos, de nada vai adiantar realizar obras de contenção que se os morros continuarem desmatados e com erosão essa situação só tende a se agravar.

Comentários